ISCTE Business School

Liderança

A ISCTE Business School oferece-te todas as condições para te tornares um Líder.

Economia

O Departamento de Economia é uma unidade orgânica do ISCTE-IUL, sendo um dos seis departamentos que integram a ISCTE Business School (IBS), uma das mais prestigiadas escolas de gestão e de economia nacionais.

O Departamento de Economia integra atualmente 22 docentes. Destes, 15 são doutorados. Os restantes sete são docentes convidados, com carreiras profissionais de elevado prestígio desenvolvidas em importantes empresas privadas e públicas, bem como na Administração Pública, incluindo a participação em funções governativas. Este leque de docentes – fortemente comprometido com as atividades de ensino e de investigação próprias de uma universidade de referência e simultaneamente conhecedor e estudioso da realidade aplicada da economia portuguesa e internacional – constitui uma das nossas mais significativas mais-valias. Trata-se de um grupo de docentes fortemente motivado e dinâmico, empenhado em contribuir ativamente para a sociedade mediante a formação de alunos e a divulgação dos resultados das atividades de investigação realizadas. 

O Departamento tem responsabilidade científica por vários programas de ensino, nomeadamente a Licenciatura em Economia, o Mestrado em Economia, o Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência e o Doutoramento em Economia (este último gerido pela Business Research Unit, BRU-IUL). Todos eles foram concebidos e são periodicamente atualizados no sentido de assegurar que seguem os melhores padrões internacionais, situando-se ao nível das melhores práticas vigentes nas universidades de referência a nível mundial. Visando corresponder a um contexto de crescente internacionalização, o Mestrado e o Doutoramento em Economia são integralmente lecionados em inglês, bem como várias unidades curriculares na Licenciatura em Economia. Por seu lado, o Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência, lecionado em horário pós-laboral, satisfaz uma necessidade formativa, de natureza mais especializada, numa das áreas mais relevantes da economia aplicada.

Ainda no domínio do ensino, assumimos uma preocupação central com a qualidade pedagógica e cultivamos um espírito de proximidade entre docentes e alunos, suscetível de estimular o debate aberto e de promover um mais profícuo processo de aprendizagem.     

Para além da excelência no ensino, almejamos igualmente a excelência na investigação. A este nível, guiamo-nos pelos mais exigentes critérios internacionais. Em articulação com a BRU-IUL, centro de investigação financiado pela FCT no âmbito do qual os docentes doutorados do Departamento desenvolvem as suas atividades de investigação, colocamos o enfoque no mérito científico, incentivando particularmente a publicação nas melhores revistas internacionais (ISI/SCOPUS). Essa estratégia tem conduzido a um enorme crescimento dos outputs de investigação realizados pelos docentes do Departamento, permitindo que este se posicione atualmente numa posição de elevado destaque no contexto das universidades nacionais. 

Foi com muito orgulho que assumi, em junho de 2014, a direção do Departamento de Economia, com um mandato de quatro anos e um programa de trabalho que visa criar condições cada vez mais sólidas para que a excelência em todas as atividades que desenvolvemos seja uma realidade quotidiana e intrínseca.

E é igualmente com entusiasmo que me dirijo a si que agora toma contacto com quem somos e o que fazemos e lhe lanço o desafio para que venha conhecer-nos melhor. Estou certo que encontrará indiscutíveis razões para associar o seu futuro profissional ao ISCTE-IUL, à IBS e aos programas de ensino da responsabilidade do Departamento de Economia. Com um passado de experiência e conhecimento acumulado, um presente de que nos orgulhamos, uma permanente vontade de evoluir e um sólido compromisso com a excelência académica, o Departamento de Economia ambiciona e trabalha ativamente para construir um futuro ainda melhor.

Venha criá-lo connosco!

Professor Nuno Crespo
Diretor do Departamento de Economia

Estrutura Orgânica do Departamento

Direção do Departamento

Diretor: Nuno Crespo
Sub-diretora: Mónica Meireles

Comissão Científica

Nuno Crespo
Catarina Roseta Palma
Sofia Vale